Buscar

Páginas

Projeto - Living + Sala de Jantar


Perfil do Cliente

Nosso cliente é uma família composta por um casal e seus dois filhos que residem em um apartamento de alto padrão.
O pai é um empresário da área de Telecomunicações, é um homem dedicado a família e ao trabalho. Brinca com os filhos nas horas vagas, porém, às vezes, precisa trabalhar em casa mesmo depois do expediente. É um marido carinhoso, gosta de atender todas as vontades da esposa, principalmente quando ela decide reformar a casa. 
A mãe é dona de uma boutique de moda feminina, é uma mulher elegante, simpática, adora receber visitas, está sempre de olho na moda, não gosta cores fortes e puras, nem de ambientes carregados com muitos objetos, gosta de praticidade e luxo.
Os filhos, já adolescentes, adoram receber seus amigos em casa, são fanáticos por tecnologia, passam o tempo todo jogando vídeo-game ou navegando na internet.
O casal sempre recebe clientes e amigos para jantares, são muito receptivos e buscam impressionar e agradar os convidados, seja pela comida ou pelo próprio ambiente.  


Estudo de caso


Escolhemos esta sala íntima, projetada pela arquiteta Cibele Parreiras, como estudo de caso por ser um ambiente automatizado, uma tendência que vem crescendo no mercado.
Esta sala foi projetada para reunir a família em momentos de lazer e descanso, além de ser uma ótima opção para receber as visitas.
Foram utilizados objetos admiráveis, como os pés da mesa de centro, em formato de pedra confeccionados com papel marché.
O destaque da parede de trás foi alcançado através da pintura artesanal de cimento queimado, o que proporcionou um diferencial ao ambiente, unindo o rústico ao elegante.
Já as cortinas, mobiliários e ornamentos são atraentes, sóbrios e complementam a sala, que apesar de não utilizar cores extravagantes chama a atenção pela composição.

(Imagem retirada do site http://www.cibeleparreiras.arq.br/ em 24/05/2011)

(Imagem retirada do site http://www.cibeleparreiras.arq.br/ em 24/05/2011)


Autora do Projeto

Cibele de Oliveira Parreiras Gomes é arquiteta e design de interiores, possui um escritório na cidade de Fortaleza – CE, onde desenvolve diversos projetos arquitetônicos para residências, lojas, hotéis, consultórios e escritórios.Formada pela Universidade Federal do Ceará, Cibele acredita que a sua criatividade provem da técnica profissional, da competência e da necessidade do cliente; o que resulta em um ambiente diferenciado e funcional.
Participou de diversas feiras e eventos de arquitetura e decoração, projetando ambientes para expor as novas tendências de mercado. Está no mercado desde 1993 e possui uma grande experiência profissional, fez diversos cursos na área, trabalhou em vários escritórios e deu aula em diversas instituições de ensino como SENAC, CEFET, Centro Universitário Nilton Lins.


(Imagem retirada do site http://casa.abril.com.br/casacor/ceara/casacor_371834.shtml em 24/05/2011)


Fonte: http://www.cibeleparreiras.arq.br/

Video do Projeto


Fotos do projeto







Projeto - Casa Container

Apresentação

A casa-container é uma tendência que ainda está chegando ao Brasil, mas em países como Nova Zelândia, Londres, Holanda, entre outros, este tipo de habitação já é bastante comum.
            Sustentável e ecológica, a casa-container é uma ótima opção para quem procura economia e versatilidade: os containers marítimos possuem um custo acessível, diversos tamanhos e fácil transporte. Além de se usar menos materiais de construção (como cimento, vigas, tijolos,...), menos mão-de-obra e reduzir o tempo da obra.
            Este tipo de habitação pode atender todas as demandas, seja ela de auto padrão ou não. Também é uma excelente solução em caso de catástrofes, servindo de alojamento temporário, e como moradia para estudantes universitários.
Pensando nisso, o nosso projeto tem por objetivo criar um ambiente sustentável, confortável e aconchegante que atenda as necessidades e gostos do nosso cliente dentro de dois containers (2,45 X 6,10 metros) sobrepostos.




Perfil do Cliente

Nosso cliente é um homem com 30 anos de idade, solteiro, é arquiteto, DJ, apresentador de televisão e professor.
Ele adora viajar, curte objetos de design assinado, novas tecnologias, música eletrônica, plantas, sustentabilidade, reaproveitamento de peças na decoração, estilo kitsch e toy-art.
Trabalha em casa, gosta de espaços flexíveis com cores fortes e extravagantes, adora detalhes e está sempre decorando a casa com flores, orquídeas são as suas preferidas.
É uma pessoa que gosta receber visitas, não é preconceituoso, é agitado e quase sempre está trabalhando. Nas horas vagas, gosta de meditar, apreciar a beleza da natureza e ler um pouco.



Conceito

O néon foi escolhido como conceito para nosso projeto por encaixar-se perfeitamente no perfil do nosso cliente.
            Ele transmite a sensação de liberdade, atrai o olhar, dá destaque ao ambiente, chama a atenção; assim como o estilo kitsch e o toy-art, apreciados pelo mesmo.
            O néon também pode ser versátil, pois não é utilizado apenas em iluminação de casas noturnas, mas em carros, outdoors, casas, entre outros.
            As cores do néon produzem um efeito surreal, contrastante! É possível misturar várias cores, sem poluir o ambiente, pois é esta mistura que produz um efeito chamativo.



Projeto

Foi apresentado a nós, o perfil do nosso cliente, que contava um pouco de sua vida: sua profissão, preferências, estilos,...
Através destas informações, colhemos referências em diversos sites e revistas sobre casas projetadas em containers, sobre os estilos que ele apreciava, sobre mobiliário multiuso.
Depois, elaboramos vários croquis, fizemos plantas nos softwares autocad e corel draw, além da maquete eletrônica, cortes e vistas realizadas no sketchup.
No começo, ficamos um pouco perdidas, não sabíamos como encaixar o conceito no projeto, depois como fazer uma casa que atendesse todas as necessidades do cliente, quais mobiliários usar, até que, após pesquisarmos bastante, as idéias foram surgindo e acabou faltando espaço!
Apesar do espaço reduzido, procuramos utilizá-lo de maneira que ficasse aconchegante e versátil.
Dividimos os ambientes das seguintes maneiras:

·        Hall de entrada: espaço para receber as visitas e/ou clientes;
·        Container térreo: espaço pensado para seu local de trabalho, sala de televisão, sala de reuniões, cozinha e também uma mini-boate, este seria o local mais social.
·        Container superior: espaço para quarto, sala de leitura e banheiro, seria o ambiente mais reservado;
·        Terraço: espaço para relaxar, apreciar a natureza;