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Linha do Tempo

“A história da arte, em seu todo, não é uma história de progresso na proficiência técnica, mas uma história de idéias, concepções e necessidades em permanente evolução.”
(E.H. Gombrich, A História da Arte. 16ª ed. Rio de Janeiro, Editora LTC, 1995, pág. 44)




Pré – História


  • Na Pré-História as pinturas e estátuas eram usadas para realizar trabalhos de magia;
  • Não pode ser considerada como arte, mas como meio de comunicação;
  • Os povos primitivos acreditavam que a imagem era algo poderoso para ser usado, e não algo bonito para se contemplar;
  • Esses povos são vagos a respeito do que é real e do que é imagem;
  • As pinturas rupestres são criadas sem qualquer ordem aparente, uma sobre as outras;
  • Eles imaginavam que se fizessem uma imagem de sua presa sendo espicaçada por lanças e machados os animais verdadeiros se submeteriam ao poder deles;




Idade Antiga

Egito

  • Os pintores egípcios tinham um modo de representar a vida bem diferente do nosso. O que mais importava era a plenitude e não a boniteza;
  • Eles preservavam tudo com a maior clareza e permanência possível;
  •  Mantinham um sentido egípcio de ordem em todos os detalhes, sem qualquer representação de sentimento;
  • Todas as estátuas, pinturas e formas arquitetônicas parecem encaixar-se perfeitamente nos lugares certos;
  • Os princípios da arte egípcia são: equilíbrio, estabilidade e austera harmonia;
  • O estilo egípcio incorporou uma série de leis bastante rigorosas;
  • Todos os artistas, desde pequenos, aprenderam como produzir seguindo as leis egípcias e, também, a arte da escrita;
  • Quando o império entrou em decadência, as sólidas barras do estilo egípcio foram abaladas;
  • Não se encontrava mais a solene e rígida dignidade dos anos anteriores;
  • O faraó era retratado mais humanamente;


Grécia

  • Os artistas gregos sempre buscaram a perfeição;
  • Os contornos das obras eram nítidos e incluíam conhecimentos sobre o corpo humano, sem violentar a aparência;
  • As linhas sempre firmes e os planos equilibrados;
  • Implantaram a idéia de movimento nas obras;

  • A principal obra arquitetônica dos gregos era o templo;
  • A forma mais utilizada por eles era o retângulo;
  • Os projetos arquitetônicos eram sempre submetidos ao terreno, ou seja, as arquibancadas eram feitas em declives;



Roma

  • Na arquitetura romana usavam-se muitos arcos e colunas;
  • Desenvolveram a construção de abóbadas;
  • Geralmente os monumentos contavam a historia de vida de pessoas importantes, como o imperador;
  • As principais obras arquitetônicas são: templo, monumentos civis e políticos (basílica, mercado, templo, pantheon, arco do triunfo, portão, anfiteatro, ...);
  • Além da forma já utilizada pelos gregos (o retângulo), os romanos também usavam o quadrado, o circulo e o oval;
  • Ao contrário dos arquitetos gregos, eles dominavam o terreno.

      
      Idade Media

Bizântino
  • Constantino, imperador de Roma, estabeleceu que a Igreja Cristã fosse um dos poderes de estado;
  • Aboliu-se o Politeísmo (crença em vários deuses) e implantou-se o Teocentrismo (um único Deus no centro do universo);
  • Considerado um cristianismo primitivo;
  • Trabalha o bíblico através das imagens;
  • As imagens não eram apenas didáticas, mas sagradas;
  • Preservou as idéias e realizações da arte grega nos modelos usados para vestes, faces ou gestos;
  • Apesar da rigidez, manteve-se próxima da natureza;
  • As igrejas não aproveitaram os templos para realizar seus cultos, adotaram as basílicas (amplos salões de reunião);
  • A decoração era feita através de mosaicos;


Gótico

  • O principal modelo de planta das igrejas era a forma de cruz (vista de cima);
  • Pouca decoração, poucas janelas, as paredes e torres inteiriças lembram as fortalezas medievais;
  • Conhecida como igreja Militante, pela idéia de que aqui na Terra é tarefa da Igreja combater as forças do mal;
  • Implantação de arcos de reforço para sustentar as paredes e o telhado;
  • Toda a decoração é feita com um único tema: o bem e o mal;
  • Uso de vitrais e arcos ogivais;

(Pesquisa retirada do livro "A História da Arte" - E.H. Gombrich, 16ª ed. - Rio de Janeiro, Editora LTC, 1995)

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