O período gótico é grandioso, possui gigantescas catedrais com vitrais coloridos, de longe, parece uma construção simples, sem muitos detalhes; porém quando visualizamos mais de perto, minuciosamente, encontramos portas de madeiras esculpidas, estatuas embutidas nas paredes e vitrais com uma riqueza de detalhes impressionante, todos esses ornamentos estão ligados à religião. E são esses elementos que tornam a arte gótica fascinante.
Conceito
A Arte Gótica, também conhecida como Arte das Catedrais, nasceu na França, durante a Idade Média.
Como sabemos, esse período é bastante conflitante, pois é considerado um período de transformações políticas, sociais, culturais e econômicas. Apesar disso a Igreja ainda exercia grande força sobre a sociedade. E o Gótico surge, justamente, para ilustrar o poder de Deus perante o homem.
A catedral gótica possui uma altura jamais alcançada antes, as paredes foram substituídas por grandes vitrais, que tinham por objetivo dar ao ambiente um jogo de luzes, o que proporcionava um clima mais religioso. As esculturas, além de decorar, também serviam para sustentar a construção. O que mais chama a atenção nessas construções são os arcos ogivais, uma inovação deste período.
Um dos arquitetos mais importantes desse período foi Robert de Luzarches que trabalhou na construção da catedral de Notre Dame.
A Catedral de Notre Dame em Paris
(Catedral de Notre Dame de Paris nos dias de hoje - imagem retirada do site:
A catedral de Notre Dame de Paris foi construída durante o século XII, mais precisamente de 1163 a 1250, e dedicada a Maria, Mãe de Jesus.
Ao observá-la, notamos com clareza, sua arquitetura gótica. Possui elementos característicos desse período como: a rosácea no centro, os arcos ogivais e as portas entalhadas com imagens que remetem a religião, as estátuas inseridas na construção e os enormes vitrais. Vista de cima podemos visualizar sua construção em forma de cruz, os arcobotantes, além da verticalidade que tem por objetivo demonstrar a onipotência divina.
(Pesquisa retirada do livro "A História da Arte" - E.H. Gombrich, 16ª ed. - Rio de Janeiro, Editora LTC, 1995)
0 comentários:
Postar um comentário